Skip to content

APRESENTAÇÃO

Apresentação    Órgãos Sociais    Estatutos    Código de Ética    Associados

As actividade da Federação de Amigos dos Museus de Portugal (FAMP), fundada em 28 de Agosto de 1998, foi reconhecida pelo Ministério da Cultura e declarada de superior interesse cultural para efeitos de mecenato e da respectiva dedução fiscal.

É hoje mundialmente reconhecido que – na medida em que a gestão dos museus está cada vez mais sujeita a mudanças, por diferentes critérios de administração e circunstâncias de índole política – o papel dos Amigos, como grupo estável, duradoiro e consistente, que conhece e partilha os objectivos essenciais do museu, assume grande relevância institucional como fonte potencial de apoio aos sucessivos responsáveis.

A FAMP elege como a sua principal função dinamizar os grupos existentes, intensificando a comunicação e apoiando a sua acção, fomentar a criação de novos grupos e projectar na sociedade a defesa da herança cultural e a actividade dos Amigos dos Museus, procurando alcançar o perfil de actuação e o estatuto de parceiro social, que a Lei-Quadro dos Museus já preconiza

O seu objectivo consiste em criar uma estrutura estável de apoio aos museus, no sentido de integrar a cultura na vida quotidiana e nos tempos livres. Um museu ou uma biblioteca vazios, por muito ricos que sejam, não têm utilidade social se não forem utilizados.

A FAMP está filiada na Federação Mundial dos Amigos dos Museus, representando Portugal nas Assembleias-Gerais anuais, nos Congressos trianuais e nas reuniões sectoriais e regionais. Esta participação tem sido extremamente frutuosa devido à troca de experiências e conhecimentos de milhares de pessoas que se dedicam a gerir grupos de Amigos e a apoiar museus.

Contactos

Federação de Amigos dos Museus de Portugal - FAMP

Museu Nacional dos Coches,
Picadeiro Real, Pç. Afonso de Albuquerque,
1300-004 Lisboa

famp2010@gmail.com

Siga-nos