logo português | english

 

 

Patrocinadores


Casino do Estoril

Metropolitano de Lisboa
CM Cascais
 

Pedimos desculpa, mas estamos a ter alguns problemas técnicos pelo que a informação disponível pode não estar completa. Caso tenha alguma dúvida, por favor contacte-nos.

início > famp >apresentação

Apresentação

A actividade da Federação de Amigos dos Museus de Portugal (FAMP), fundada em 28 de Agosto de 1998, foi reconhecida pelo Ministério da Cultura e declarada de superior interesse cultural para efeitos de mecenato e da respectiva dedução fiscal, tendo como seus Fundadores:

Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arqueologia
Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga
Liga de Amigos da Casa - Museu João da Silva
Liga de Amigos do Museu Militar do Porto
Amigos do Museu Etnográfico da Madeira
Sociedade Portuguesa de Armas Antigas
Grupo de Amigos do Museu de Marinha
Grupo de Amigos do Museu do Mar
Círculo Dr. José de Figueiredo
Amigos do Museu do Chiado

A FAMP é a representante de Portugal na Federação Mundial dos Amigos dos Museus (WFFM – World Federation of Friends of Museums), com mais de um milhão de Amigos de todo o mundo, e é uma organização não governamental desde 1989, com estatuto consultivo junto da UNESCO.

A FAMP e os seus Associados adoptam o Código de Ética da WFFM que, em termos gerais, estipula que o escopo e a função dos Grupos de Amigos são apoiar o respectivo Museu e os seus objectivos, de forma prática, construtiva e independente, em permanente sintonia com os seus responsáveis, e constituir um elo de ligação entre o museu e a comunidade, tornando essa relação menos formal e mais proveitosa para o museu e para a comunidade que serve.

É hoje mundialmente reconhecido que – na medida em que a gestão dos museus está cada vez mais sujeita a mudanças, por diferentes critérios de administração e circunstâncias de índole política – o papel dos Amigos, como grupo estável, duradoiro e consistente, que conhece e partilha os objectivos essenciais do museu, assume grande relevância institucional como fonte potencial de apoio aos sucessivos responsáveis.

A FAMP elege como a sua principal função dinamizar os grupos existentes, intensificando a comunicação e apoiando a sua acção, fomentar a criação de novos grupos e projectar na sociedade a defesa da herança cultural e a actividade dos Amigos dos Museus, procurando alcançar o perfil de actuação e o estatuto de parceiro social, que a Lei-Quadro dos Museus já preconiza

A FAMP teve a honra de ser ouvida pela Comissão Parlamentar da Cultura sobra a Lei-Quadro dos Museus de 2004 – sendo esta Lei hoje inovadora a nível mundial, por consagrar explicitamente a importância dos Amigos dos Museus.

O seu objectivo consiste em criar uma estrutura estável de apoio aos museus, no sentido de integrar a cultura na vida quotidiana e nos tempos livres. Um museu ou uma biblioteca vazios, por muito ricos que sejam, não têm utilidade social se não forem utilizados.

A Federação Portuguesa conta actualmente com mais de vinte Grupos de Amigos espalhados pelo país, procurando fomentar a criação de novos grupos que, em conjunto com as forças locais, tornem a cultura um hábito quotidiano, além dos seus Associados Beneméritos e ainda os Associados Honorários.

A actual Direcção propõe-se, prosseguir as actividades que originaram a promulgação do reconhecimento de superior interesse cultural. Para além disso, e continuando a assegurar as suas actividades num trabalho totalmente dependente do voluntariado propõe-se:

- Manter permanentemente actualizada a informação no nosso site, em português e em inglês, aumentando o número de links e tornando o site genericamente mais atraente;

- Publicar um boletim semestral para divulgação das actividades dos Grupos de Amigos, no país e no estrangeiro;

- Publicar um manual, já elaborado, sobre como criar e gerir uma associação de Amigos dos Museus;

- Apoiar e divulgar a iniciativa “A Noite dos Museus”, lançada pelo Conselho da Europa, que tem contado com a participação de mais de trinta países europeus e de mais de 70 museus portugueses, enquanto esta se mantiver;

- Relançar a atribuição do Prémio Reynaldo dos Santos destinada a museus portugueses, depois da sua atribuição ter sido cancelada, em anos anteriores, por falta de financiamento;

- Organizar um almoço/jantar anual com o Grupo de Amigos Associados, para estreitar relações e cimentar a vontade de aprofundar as nossas experiências;

- Preparar a Assembleia-Geral anual e o Congresso bi-anual, convidando as federações europeias;

- Visitar as sedes dos Grupos de Amigos das várias regiões do país para promover um maior intercâmbio cultural;

- Divulgar os museus e respectivas exposições junto do público escolar;

- Participar nas actividades da Federação Mundial dos Amigos dos Museus, representando Portugal nas Assembleias-Gerais anuais, nos Congressos trianuais e nas reuniões sectoriais e regionais. Esta participação tem sido extremamente frutuosa devido à troca de experiências e conhecimentos de milhares de pessoas que se dedicam a gerir grupos de Amigos e a apoiar museus. A presença de Portugal tem dependido do auto-financiamento dos representantes da FAMP, ao contrário do que sucede na generalidade dos outros países;

.

 
Federação de Amigos dos Museus de Portugal - FAMP
Museu Nacional dos Coches, Picadeiro Real, Pç. Afonso de Albuquerque, 1300-004 Lisboa
e-Mail: famp2010@gmail.com